Secretaria Municipal de Administração: Sobre


À Secretaria Municipal de Administração compete planejar, promover e executar ações administrativas voltadas ao funcionamento e manutenção das Secretarias e Órgãos Municipais e é composta dos seguintes órgãos de apoio administrativo:

  1. Diretoria Administrativa
  2. Administrar o atendimento ao público e ao servidor, prestando informações simples de atendimento ao protocolo, arquivamento, encaminhamento de correspondências
  3. Fiscalizar o recebimento e tramitação de papéis, controle de estoque, da distribuição e recebimento de materiais
  4. Elaborar planilha de custos mensais referentes ao planejamento de consumo interno
  5. Criar mecanismo de administração de custos e incentivos a economicidade na utilização de recursos
  6. Administrar e zelar pelos bens patrimoniais sob sua guarda
  7. Organizar e coordenar a integração de servidores municipais
  8. Elaborar ou colaborar na elaboração de relatórios parciais, atendendo as exigências ou normas administrativas
  9. Coordenar o fluxo de documentos e tarefas desenvolvidos entre a Secretaria Municipal de Administração e os demais órgãos da Administração Municipal.
  10. Diretoria de Recursos Humanos
  11. Coordenar a execução das atividades inerentes à Administração de Pessoas
  12. Promover medidas relativas ao processo de recrutamento, seleção, enquadramento, treinamento, aperfeiçoamento, avaliação e desenvolvimento de recursos humanos
  13. Promover, fiscalizar e determinar todos os atos e diligências relativas a exoneração, concessão de benefícios e direitos
  14. Promover a profissionalização e valorização do servidor municipal;
  15. Manter mecanismos permanentes de controle e verificação das despesas com pessoas, efetuadas pelo Município
  16. Coordenar programas de estágios
  17. Encaminhar servidores à junta médica e controle de homologação de afastamentos e licenças
  18. Coordenar movimentações, transferências, lotação de pessoal
  19. Avaliar o desempenho funcional de servidores
  20. Prestar assessoria interna na gestão de recursos humanos
  21. Prestar serviços de orientação psicossocial a servidores inadaptados ou mesmo com problemas de integração funcional
  22. Elaborar folhas de pagamentos
  23. Controlar movimentação de servidores no âmbito da administração
  24. Elaborar informações anuais referentes aos servidores destinados ao órgão previdenciário
  25. Manter o controle e fiscalização do processamento de dados referentes a servidores e emitir relatórios periódicos sobre a manutenção dos sistemas.

III. Diretoria de Patrimônio

  1. Executar o controle do patrimônio municipal
  2. Identificar e qualificar os bens patrimoniais, utilizando sistema próprio e previamente aprovado pelo Secretário de Administração
  3. Proceder o tombamento, distribuição, baixa e transferência dos bens patrimoniais do Município, quando devidamente autorizados
  4. Propor leilões de bens inservíveis, após análise técnica e avaliação patrimonial
  5. Propor a restauração de bens patrimoniais quando comprovadamente necessário a sua manutenção funcional ou histórica
  6. Diretoria de Compras e Almoxarifado
  7. Receber as solicitações de aquisições de bens e/ou serviços com as qualidades e especificações solicitadas e de conformidade com a legislação vigente
  8. Analisar as solicitações e submete-las ao ordenador de despesas para que considerada a disponibilidade financeira, aprove a continuidade do processo de aquisição
  9. Adotar os procedimentos de incorporação ao patrimônio quando for o caso,
  10. Controlar a entrega de bens e/ou serviços às unidades administrativas
  11. Proceder o controle de estoque
  12. Manter relatórios de distribuição de bens e/ou serviços
  13. Comissão Permanente de Licitação
  14. Acompanhar os processos licitatórios, promovendo e fiscalizando o cumprimento da Lei de Licitações 8.666/93 e suas alterações
  15. Divulgar aviso de licitação
  16. Elaborar edital com o objetivo requerido e de acordo com os ditames legais
  17. Receber, examinar e cadastrar documentação necessária à habilitações de participantes
  18. Elaborar atas, relatórios e deliberações
  19. Diretoria de Contabilidade e Movimentação de Valores
  20. Emitir e receber documentos de geração de despesas
  21. Organizar os documentos relativos às prestações de contas
  22. Emitir relatórios contábeis
  23. Orientar as demais secretarias quanto ao correto preenchimento de dados referentes a prestação de contas respectiva
  24. Prestar informações contábeis quando solicitadas por órgãos oficiais
  25. Fornecer informações necessárias à alimentação do Portal Transparência e cumprimento a Lei de Informação
  26. Analisar e lançar receita
  27. Analisar e empenhar despesas
  28. Conferir e arquivar documentação contábil
  29. Analisar e controlar as contas bancárias
  30. Organizar a prestação de contas de convênios
  31. Registro, análise e pagamento de contas devidamente autorizadas
  32. Elaborar relatórios periódicos de previsão de pagamentos