Cultura - Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018

UM NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, MAIS FÁCIL DE CONSULTAR!

Atenção!

UM NOVO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, MAIS FÁCIL DE CONSULTAR!

O novo Portal da Transparência da Prefeitura de Itaituba, proporciona ao cidadão eficiência e rapidez na procura por licitações, contratos, convênios, folha de pagamento, receitas e despesas das contas públicas, por meio de buscas funcionais.

Portal da Transparência permite ao cidadão pesquisar livremente informações sobre a Administração Pública do Município, sendo possível solicitar uma informação caso não esteja publicada no portal, através do e-SIC, que é um Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão, que permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Municipal ou faça presencialmente através do SIC – Serviço de Informações ao Cidadão, na unidade física localizada no Paço Municipal, anexo da Procuradoria Geral do Município, no horário de atendimento das 8h às 14h.

“Esta ferramenta faz muito mais que cumprir a Lei de Acesso à Informação. Ela também permite ao cidadão a oportunidade de se envolver facilmente com tudo aquilo que a gestão municipal tem realizado, como a administração dos recursos e inventário do órgão público. Além disso, o portal oferece a opção ‘tributos’, em que o munícipe pode acompanhar a tramitação de seus procedimentos sem precisar se deslocar à Coordenadoria Municipal de Tributos.”, afirmou Francildo Nunes, Ouvidor Geral do Município e Gestor do Portal da Transparência da Prefeitura de Itaituba.

Com o objetivo de criar a “cultura da transparência”, o portal passa por frequentes atualizações, que visam trazer melhorias na sua navegabilidade, além de trazer outras ferramentas que aumentem o envolvimento do munícipe com a plataforma. Considerando que o instrumento de acesso à informação foi desenvolvido para facilitar a vida do cidadão.

Navegando pelo portal o cidadão irá encontrar a pagina da Ouvidoria, canal de comunicação entre o munícipe e a Prefeitura de Itaituba. A Ouvidoria é o local para a população opinar, sugerir e ajudar a construir uma administração pública que atenda as necessidades de todos. É responsável por receber denúncias, reclamações, sugestões e elogios, em contatos por telefone, web, e pessoalmente. A ouvidoria está disponível a todos os cidadãos e, caso seja solicitado, as informações serão tratadas com sigilo, a fim de preservar a integridade do denunciante.