Cultura - Sexta-feira, 08 de Abril de 2022

Com status de cidade pólo da região Sudoeste do Pará, Itaituba recebeu durante três dias (05, 06 e 07) de Abril, técnicos da Secretaria de Estado de Turismo do Pará – SETUR e representantes de seis municípios da região do Tapajós, para uma ampla discussão e planejamento do desenvolvimento do turismo regional. O evento que ocorreu no auditório da Semed teve como tema principal “Indicadores de Turismo no Pará e Região Turística Alto Tapajós” e ações do Eixo de Atuação do Programa de Regionalização do Turismo/PRT.

A parceria do Governo do Estado e as prefeituras municipais, objetiva alavancar esse tão importante setor, apresentar dados turísticos, indicadores dos meios de transporte, hospedagem e economia, o potencial que forma essa cadeia produtiva do turismo na região.

Itaituba, por exemplo, representada no evento pela secretaria municipal de cultura esporte e lazer – SEMCULTE possui excelentes atrativos para o desenvolvimento do turismo. Ambientes naturais formados por cachoeiras no Rio Tapajós, cavernas, praias de água doce que surgem em época de verão, as belezas exuberantes do parque nacional da Amazônia e diversas áreas de preservação ambiental, dentre vários outros potenciais turísticos. Riquezas naturais que fazem parte de projetos do governo municipal e que foram apresentados no encontro.

Diversos agentes que atuam na área do turismo regional também estiveram participando das palestras. A ADTUR, Associação para o Desenvolvimento de Turismo, que é parceira da prefeitura de Itaituba também foi representada.

O encerramento do encontro foi em grande estilo com a apresentação do projeto “Café com Números”, onde cada município participante expôs os dados econômicos do turismo local e seus produtos turísticos, por meio de varal, um espaço democrático para apresentação de fotos, painéis e outras intervenções de cada município, mostrando sua diversidade e atrativos. Amostras da gastronomia local, apresentação de danças, artesanatos e outros aspectos da cultura regional também fizeram parte da programação. Uma demonstração da força do turismo na região do Alto Tapajós.

O evento de grande importância para a movimentação da economia foi considerado um sucesso pelos participantes e organizadores.