SEMDAS REALIZOU NESTA SEXTA-FEIRA, 28, A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ITAITUBA.
Assistência Social - Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025

A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMDAS, aconteceu na manhã desta Sexta-Feira, no auditório da SEMED. O evento reúniu diversos participantes para discutir um tema crucial: "Combate a fome com comida de verdade no campo e na cidade". Uma oportunidade para refletirmos sobre políticas públicas e práticas que garantam o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade para todos.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEAfoi criado por meio da Lei Municipal Nº 3.985/2023.
A 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem como objetivo fundamental, ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequada – DHANA, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
A COMSAN compõe o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN em consonância com os princípios e diretrizes estabelecidos pela Lei Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, com o Decreto Nº 6.272, de 2007, o Decreto Nº 6.273, de 2007, o Decreto Nº 7.272, de 2010, Lei Estadual Nº 7.580 de 20 de Dezembro de 2011, e Decreto Estadual Nº 730 de 07 de Maio de 2013 com o propósito de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada.
Importante ressaltar que uma das metas da Conferência é de mobilizar a sociedade e rede de serviços para discutir práticas distintas, avaliar e propor políticas públicas para a construção do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itaituba.
 
Horário  | Atividade  | 
08h  | Credenciamento  | 
08h30min  | Acolhida/Apresentação cultural com as idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS I  | 
08h40min  | Solenidade de abertura com as autoridades  | 
09h  | Leitura e aprovação do Regimento  | 
09h30min  | Palestra Magna com a Nutricionista da SEMED Mariane Bárbara Aires da Silva, apresentando o tema da Conferência: “Combate a Fome com Comida de Verdade no Campo e na Cidade”  | 
10h  | Intervalo para o Coffee Break  | 
10h20min  | Mesa de Discussão Sobre os Eixos Temáticos: Eixo 1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação e adequada e saudável e da soberania alimentar; Eixo 2 – Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; Eixo 3 – Fortalecimento do Sistema Nacional deSegurança Alimentar e Nutricional.  | 
10h40min  | Trabalho em Grupo por Eixos  | 
11h20min  | Apresentação das Propostas  | 
11h40min  | Plenária Final: Apresentação e votação das prioridades propostas pelos grupos de trabalho  | 
12h  | Encerramento com a Certificação.  | 
