O Sítio União e Progresso, de propriedade do agricultor Joelson Freitas, a 22 Km da cidade, no Ramal Norte/Sul, foi o local que sediou o Dia de Campo sobre o cultivo da Cacauicultura e outras espécies, consideradas como alternativas para a transição econômica na região de Itaituba.
O Dia de Campo contou com a participação de produtores de comunidades rurais de Itaituba e municípios circunvizinhos, Trairão, Novo Progresso, Rurópolis, que acreditam no potencial do cultivo dessa cultura do Cacau Enxertado. Foi um dia intenso de troca de experiências, conhecimentos técnicos, palestras, visitações aos plantios e às estações temáticas, com demonstrações das tecnologias utilizadas para o aumento da produtividade na lavoura.
O Prefeito Nicodemos Aguiar participou do Dia de Campo, acompanhado de uma comitiva e comemorou o sucesso do plantio de cacau do Sr. Joelson e a viabilidade de investimentos do município para a produção em grande escala.
“ – Fico Feliz por estar aqui participando e celebrando esse momento importante para a agricultura familiar e para a produção do nosso município, porque eu entendo que esse é o caminho como alternativa econômica, a produção do cacau, do açaí e outras culturas. E nós estamos buscando conhecimentos técnicos, vamos estruturar a nossa secretaria de agricultura para dar total apoio a todos que querem produzir no nosso município.”Disse o prefeito Nicodemos.
De acordo com o Secretário de Agricultura do município, Júnior Pires, o objetivo desse trabalho é buscar uma transição econômica viável para o município, que historicamente tem a matriz econômica voltada para a atividade mineral.
- “Hoje a gente passa por essa transição, apostando nesse resgate da nossa economia mais pujante, através do campo. Então tudo aquilo que diz respeito à produção agrícola, à produção agropecuária, a prefeitura tem se empenhado para a reestruturação da nossa secretaria, esse importante órgão que busca o progresso do nosso município, através do campo.” - afirmou o Secretário.
O Dia de Campo foi uma excelente oportunidade para a obtenção de conhecimentos técnicos voltados para o manejo da cacauicultura por quem busca o aumento da produtividade ou para agricultores familiares que pretendem investir nessa produção nos municípios da microrregião do Tapajós.
ASCOM/PMI
Itaituba