A produção do cacau em grande escala vem atraindo agricultores de Itaituba para investir nessa cultura, como uma das alternativas econômicas na região. Esse otimismo na cacauicultura, tem como alicerce o cultivo realizado com sucesso na Cidade de Medicilândia, que hoje é considerada a maior produtora de cacau do país.
Nos dias 18 e 19 de setembro, Medicilândia sediou o 3º Seminário de Cacau de Alta Produtividade do Pará, com a participação de produtores de vinte e cinco cidades e quatro estados brasileiros. Itaituba foi representada por uma caravana de 20 agricultores de 6 comunidades rurais do município.
O evento foi organizado pela Emater Itaituba, Sedap, Semagra e Senar Tapajós, considerado como uma excelente e valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos e o fortalecimento da nossa cacauicultura, reunindo viveiristas e produtores em busca de conhecimento e inovação na produção cacaueira. A prefeitura de Itaituba garantiu apoio logístico, disponibilizando veículos para o transporte dos agricultores.
No mês de Agosto, agricultores de Itaituba e municípios da Região do Tapajós, também participaram de um Dia de Campo, realizado na Vicinal Norte/Sul, com a temática da produção da cacauicultura, uma demonstração de que os investimentos nessa cultura futuramente devem render bons frutos.
ASCOM/PMI
Itaituba