O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Itaituba, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026
(93) 93618-0057
Atendimento: De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h
Idioma
Português
English
Español
Français
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Representantes da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica – AMPORT, também estiveram no local das obras.
Nessa época do ano, as chuvas intensas do inverno amazônico prejudicam a fluidez do tráfego de veículos na Transportuária, principal via de acesso das carretas e caminhões que transportam a soja e outros produtos oriundos do Estado do Matogrosso. O trecho de 08 quilômetros, ainda sem pavimentação asfáltica, interliga a BR-230 (Transamazônica) aos Portos de Miritituba, considerado um dos maiores polos portuários do Brasil e um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção de grãos.
Visita técnica às obras de manutenção:
Obras de manutenção da Transportuária estão sendo executadas pela Hidrovias do Brasil, por meio da Associação dos Portos (Amport) e na manhã desta Quinta-feira, 05 de Fevereiro, o Prefeito de Itaituba Nicodemos Aguiar, o Vice-Prefeito Dirceu Biôlchi, o Procurador do Município Diego Cajado, Secretários de Governo, Sub-prefeito de Miritituba Srº Magrão, o Presidente da Câmara Washington Ricarlos e demais Vereadores, estiveram em visita técnica, acompanhando os trabalhos de melhorias da via, juntamente com representantes da Amport.
Construção e requalificação:
O projeto de construção da Transportuária prevê uma requalificação urbana completa, com asfaltamento, sistema de drenagem, ciclovia, construção de sarjetas, calçadas, sinalização e pontos de abrigos cobertos, para proporcionar melhor mobilidade urbana no Distrito. Além dessas obras dentro da área urbana, uma nova Transportuária está sendo construída há cerca de 06 quilômetros do Distrito de Miritituba e se tornará a principal via de acesso dos veículos pesados até os portos. A previsão é que no mês de Novembro de 2026, a nova Transportuária já esteja construída e inaugurada.
- “Essa é uma obra que há muito tempo está sendo aguardada, por todos que são impactados no dia-a-dia, com a movimentação de veículos pesados no Distrito de Miritituba. Os caminhoneiros precisam de melhorias para o desembarque dos produtos vindos do Matogrosso e a nossa população do Distrito de Miritituba, especialmente dos Bairros União e Nova Miritituba, também precisam se deslocar com mais segurança, dignidade e ter mais qualidade de vida. As empresas portuárias estão realizando as obras de manutenção, requalificação e construção da nova estrada de acesso e a Prefeitura fazendo também a sua parte e quem ganha com isso é a nossa população”. Comentou o Prefeito Nicodemos Aguiar.
Fique por dentro dos índices - ver todas
UFM - 2022
R$ 12,12
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
De segunda a Sexta das 8:00h às 14:00h
Versão do sistema: 2.0.0 - 06/02/2026
Portal atualizado em: 06/02/2026 16:08:15