Saúde - Segunda-feira, 17 de Maio de 2021

EM VISITA DE TRABALHO A ITAITUBA O GOVERNADOR DO PARÁ HELDER BARBALHO INAUGURA AS INSTALAÇÕES DO SERVIÇO DE HEMODIÁLISE NO HOSPITAL REGIONAL DO TAPAJÓS – HRT.

Na manhã de segunda-feira, 17, o Governador do Pará Helder Barbalho inaugurou o Serviço de Hemodiálise do Hospital Regional do Tapajós Teófilo Olegário Furtado em Itaituba, região oeste do estado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Valmir Climaco, deputados estaduais Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta, secretário regional de governo Henderson Pinto, além do secretário de estado de saúde pública Rômulo Rodovalho.

O HRT vem sendo estruturado com as mais diversas especialidades médicas para o atendimento a pacientes dos municípios que compõem a região do Tapajós. O Centro de Serviços de Homodiálise é mais uma dessas conquistas, contemplando pacientes portadores de doenças renais crônicas, que na maioria das vezes, precisam se deslocar para Santarém ou Manaus para realizar as sessões de Diálise.

O Centro de Hemodiálise do HRT tem capacidade para atender 60 pacientes, que representa mais que o dobro das demandas atuais da região do Tapajós.

De acordo com o Governador Helder Barbalho, o Hospital Regional do Tapajós deverá ser referência nesse tipo de procedimento no oeste do Pará, podendo ofertar até 780 (setecentos e oitenta) atendimentos por mês.

Ainda segundo o governador, a entrega dessa unidade é de fundamental importância para que serviço de hemodiálise na região do Tapajós afirme a estratégia de descentralização de especialidades em saúde, não sendo necessário mais o deslocamento de pacientes para a cidade de Santarém, diminuindo as demandas do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e assim, para que pacientes retornem para os municípios de origem, a exemplo de Itaituba e façam o tratamento perto dos seus familiares.

“Sabemos o quanto é importante a inauguração deste serviço, uma grande conquista para esta região, fundamental para salvar a vida e dar qualidade de vida para as pessoas”. Enfatizou o governador Helder Barbalho.

“Estávamos ansiosos por essa inauguração. Será o começo do fim de grandes sacrifícios (de toda ordem) que várias famílias são obrigadas a suportarem em razão da doença renal de um ente querido. Ufa! Quanto contentamento. Mais uma vez expressamos nossa gratidão, em nome de todos que serão beneficiados

Itaituba cada vez mais nos dar orgulho em ter nascido nessa terra abençoado por Deus e tão generosa. A diálise quase sempre é um tratamento vitalício. Importante, portanto, ser disponibilizado ao doente, as condições mais favoráveis para se submeter a esse essencial tratamento médico contínuo”.

Declarou emocionado o advogado e ex-deputado federal Dudimar Paxiúba, que atualmente realiza sessões de Diálise em Santarém.

O prefeito de Itaituba Valmir Climaco manifestou a grata satisfação em participar dessa tão importante e aguardada inauguração do Centro de Hemodiálise no HRT, destacando que após a implantação do Hospital Regional do Tapajós, muitas vidas já foram salvas diante da pandemia do Covid-19.

“O funcionamento do serviço de Hemodiálise é muito importante e chega em boa hora para ajudar a salvar mais vidas, atendendo as pessoas que sofrem com doenças renais crônicas. O centro de Diálise deve começar a funcionar ainda nessa semana, amenizando o sofrimento das pessoas e ajudando a melhorar o atendimento à saúde da nossa população”. Comemorou o prefeito.