Cultura - Sábado, 10 de Julho de 2021

A JUNINA CORAÇÃO CAIPIRA É CAMPEÃ DO ARRAIÁTUBA 2021

A Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Laser- SEMCULTE), realizou no último dia 10, o evento denominado "ARRAIÁTUBA 2021", considerado o maior evento Junino do sudoeste paraense.

O evento que todos os anos era celebrado em espaço fechado, este ano voltou depois do cancelamento em 2020, por conta da pandemia, agora, em local aberto, nas denominações da Praça Celso Mateus ao lado do Paço Municipal.

A SEMCULTE, não mediu esforços e transformou o local, em uma verdadeira quadra junina, a altura das juninas que abrilhantaram a festa. A decoração do evento foi uma das mais bonitas já vista nos festivais.

A abertura oficial do festival foi abrilhantado com a participação especial da Banda de Musical do 53º Batalhão de Infantaria e Selva-BIS. Em seguida a Banda "Forró na Pose" direto do Acre, alegrou a galera com o melhor do Forró pé de serra.

Na sequência os apresentadores Andreia Siqueira e Orlando Pierre, anunciaram as atrações para concorrer ao título do ARRAIÁTUBA 2021.

Para a disputa da categoria junina( quadrilha), o grupo de carimbó De vant, com coreografia de Léia Farias fez a abertura oficial do desfile, para receber os quadrilheiros de cinco juninas (quadrilhas): QUINTAL DO VIZINHO; PÉ DE MOLEQUE; CORAÇÃO CAIPIRA; BAILA BRASIL E CRAVO E A ROSA.

A Junina Qintal do Vizinho, defendeu o tema: O homem, a natureza, a esperança e a mão de Deus.

A Junina Pé de Moleque, entrou com o tema: No mundo de São João surge uma Criança no meu Coração.

A Junina Coracão CAIPIRA, apresentou o tema: Terço dos Homens.

A Junina Baila Brasil, criou o tema: Saudades, da Dor a Fé.

A Junina Cravo e a Rosa veio com o tema: O Tempo não Para.

O corpo de jurados responsável pelo julgamento dos quesitos defendidos pelas juninas foram;

Alanna Oliveira- Bailarina e professora de dança, instrutora licencenciada fitdance, detém um currículo de onze anos de experiência como dançarina do grupo regional folclóricoFesta de carimbóe boi bumba Garantido e é ex rainha do artesanatodo boto Tucuxi e coreógrafaem dançasregionais;

Rayla Pereira- Graduada em Educação física, especializada em filosofia do exercício, coordenadora do programa mais saúde da prefeitura municipal de Santarém, instrutora de ginástica e dança, com curso de formação em danças folclóricas pelo Centro de Cursos Kahaw;

Adriane Pena- Cursando gestão pública e com oficinas nas áreas de captação de recursos para projetos nas áreas da cultura e do social, projetos e ações realizados nas áreas sociais esportivas e culturais com crianças e adolescentes trabalhando: Saúde, segurança e educação; Promotora de eventos temáticos há 14 anos na AP produções, colaboradora da juventude e da sociedade jacareacanguense, presidente do grupo Explosão Caipira e atualmente assessora parlamentar na Câmara Municipal de Jacareacanga e membro titular do Conselho de Turismo na área de atendimento e eventos.

Jhonatan Alves Mendes- 24 anos, militar músico e exerce um papel fundamental no Batalhão Tenente Coronel Joaquim Caetano Corrêa, o mesmo é graduado em música, onde atua na banda musical do 53º BIS.

Anderson Fortaleza de Sousa- Liceciado pleno em educação artística com habilitação em música, pela Universidade do Estado do Pará, terminando especialização em educação musical pelo Claretiano Centro Universitário,. Já foi professor da rede municipal e estadual em Itaituba, trabalhando em projetos como a Escola Livre de Artes e Ofício da Secretaria M. de Educação e na coordenação e regência da fanfarra da Escola Antônio Gonzaga Barros em 2910. Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará, campus Itaituba, ministrando as disciplinas de Artes e Música e coordenando o Núcleo de Arte e Cultura, bem como o projeto da Banda de Música do Campus, vigente desde 2013.

A Secretária de Cultura Suely Aguiar, ressaltou a importância do festival, neste momento tão delicado e acrescentou que, a cultura é o grande elo para a alegria. Parabenizou todos os quadrilheiros, a população que atendeu o convite, aos órgãos e instituições parceiros, para que realmente o evento ter o merecido sucesso. Destacou ainda, a coragem e determinação de todos os membros das juninas e parabenizou sua equipe igualmente, pois todos se doaram para a realização do evento e finalizou agradecendo, ao apoio recebido pela gestão para a realização do ARRAIÁTUBA 2021.

O prefeito em exercício Nicodemos Aguuar, agradeceu o público e as agremiações, que foram as estrelas do festival. Também ressaltou, a volta do festival, e elogiou o esforço de cada brincante e em nome da Secretaria, gradeceu a dedicação da equipe da SEMCULTE e todos os parceiros do festival, corresponderam para o sucesso do evento.