Obras - Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

CONTINUA OS TRABALHOS DE DRENAGEM NO BAIRRO FLORESTA

Os trabalhos estão sendo realizados pela Prefeitura de Itaituba, através da Secretaria de Infraestrutura-SEMINFRA. O Bairro Floresta, está recebendo pela primeira vez as obras de drenagem subterrânea, que tem como função escoar o excesso de água do solo, evitando que no Inverno Amazônico, as chuvas tragam transtornos aos moradores que muito já sofreram com seus lares invadidos pelas águas pluviais.

A drenagem subterrânea é o sistema de drenagem urbana que utiliza dispositivos de captação, tais como; bocas de lobo, ralos, caixas com grelha, etc, para encaminhar as águas aos poços de visita e posteriormente para as galerias e tubulações, e que tem como deságue corpos receptores, como rios, córregos.

Por outro lado, a SEMINFRA, faz a limpeza de córregos no entorno do bairro, para evitar ou reduzir ao máximo as enchentes e aumentar a vazão, facilitando o escoamento das águas no período das chuvas.

Mas pra que os resultados sejam positivos, se faz necessário a colaboração da população que evite jogar lixo e entulho nos córregos e nas ruas, já que comprovadamente esse é a maior causa de alagamentos em dias de chuvas.